segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mamelo Sound System

Formado no final de 1998 em São Paulo, o Mamelo Sound System despontou como uma das maiores revelações do cenário cultural da cidade nos últimos dois anos, graças a sua original fórmula sonora e suas envolventes apresentações ao vivo.

Escolados nas mais diversas vertentes da Grande Música Negra produzida durante o século XX não encontra fronteiras sonoras na sua missão de entreter e informar. A auto-intitulada "entidade sônica urbana movida a batidas, rimas e a vida" é capitaneada pelos microfones de Lurdez Da Luz e Rodrigo Brandão, o combo se completa com Professor M.Stereo no comando das batidas/efeitos + Dj PG nos scratches.

As canções usam rimas e batidas de Hip Hop temperadas com efeitos e texturas do Dub jamaicano, além de melodias com franca inspiração jazzística, numa mistura onde a diversão do ouvinte é garantida. O resultado impactante conseguido pelo grupo tem um nível de qualidade musical inédito por aqui – boa música pra dançar, ainda mais com letras bem escritas, é uma coisa rara no Brasil dos dias de hoje.

O disco de estréia do Mamelo - cujo sobrenome (Sound System) é uma alusão direta às equipes que animavam os bailes da Jamaica desde a época que Bob Marley estava no berço e foram base fundamental de sua formação musical – traz as participações e o aval de nomes de peso da música brasileira como os membros da Nação Zumbi, mundo livre S/A, Paula Lima, DJ Marky, a dupla Thaíde & DJ Hum e o MC Rappin’ Hood. O Mamelo também já fez parcerias com outras figuras de destaque no cenário nacional, como Black Alien, Naná Vasconcelos, J.T. Meirelles e Hurtmold. O trabalho da banda também conquistou também ilustres fãs internacionais, como o conceituado produtor britânico Amon Tobin (que durante sua estada no Brasil pediu autorização do grupo para remixar uma de suas canções), os norte-americanos Rahzel, autoridade máxima mundial da arte do beatbox e integrante do grupo The Roots, Afrika Bambaataa, um dos criadores do Hip Hop (ambos já gravaram com o quinteto), o grupo nova-iorquino Wax Poetics e o Dj J-Period do Zion I.

Quem já assistiu o Mamelo Sound System ao vivo sabe que eles estão sempre trilhando o caminho da evolução – não há show onde não sejam apresentadas novas composições – com um som novo e pulsante que poderia ter sido produzida em qualquer capital do mundo.


Clique aqui e baixe o álbum "Velha Guarda 22" do Mamelo Sound System

Mamelo Sound System - Minha Mãe Diz

Nenhum comentário: