quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vegetarianos e os distúrbios alimentares

Que gordo nunca teve de ouvir aquele velho discurso dos comedores de vegetais, que colocam a culpa de nossos quilos a mais na gordurinha do espeto de picanha, nos filés a parmegiana, polpetas e demais pratos que nós, glutões carnívoros, devoramos com orgulho?

Pois o que os adoradores da alface e da soja não sabem é que um estudo feito com 2.516 jovens e adolescentes nos Estados Unidos, publicado no Journal of American Dietetic Association, descobriu que apesar de promover benefícios à saúde, pessoas que seguem uma dieta vegetariana podem estar mascarando transtornos alimentares. O tal estudo mostrou que, se comparados com aqueles que não haviam adotado uma dieta sem carne, em média, o dobro dos entrevistados que se declararam vegetarianos também confessou ter usado métodos não-saudáveis para tentar emagrecer.

Vegetarianos e os distúrbios alimentares

Para os jovens e adolescentes que vivem brigando com a balança, adotar uma dieta à base de vegetais acaba sendo visto como uma maneira de emagrecer, não como uma forma saudável de se alimentar. Por isso, os dados coletados entre os entrevistados que estavam nessa faixa etária revelaram que um total de 21% daqueles que tentaram o vegetarianismo afirmaram já terem usado de remédios, laxantes, diuréticos ou ainda tentado provocar o vômito para emagrecer. Somente 10% dos não-vegetarianos admitiram ter recorrido a esses métodos.

Segundo os médicos que realizaram o estudo, ainda que uma dieta livre de carnes possa ser recomendada para os adolescentes, quando eles optam sozinhos por serem vegetarianos é importante descobrir o real motivo, pois isso pode sinalizar a existência de distúrbios alimentares em vez de uma escolha saudável.

Porém, existem coisas que não se pode negar: os vegetarianos costumam ter menos sobrepeso do que os onívoros, pressão sanguínea mais regulada e taxa de colesterol baixa.

É importante ressaltar que, apesar de ser altamente carnívora, a equipe do Papo de Gordo respeita os vegetarianos e acredita que esta é mais uma daquelas pesquisas inúteis que só os gringos são capazes de fazer.

Nenhum comentário: