quarta-feira, 22 de julho de 2009

Chelsea e Boca Juniors com novos contratos de patrocínio

Dois dos clubes mais famosos do mundo do futebol estão com contratos novos de patrocínio. No caso do Chelsea, o contrato é novo, mas o patrocinador continuará sendo a Samsung, que renovou com o clube londrino até 2013 - o primeiro, de cinco anos, foi assinado em 2005 e rendeu cerca de 14 milhões de euros por ano.

O valor do novo acordo não foi divulgado, mas nos últimos meses os dirigentes do Chelsea chegaram a dizer que não renovariam caso a empresa não aumentasse esses valores consideravelmente. (o Manchester fechou recentemente o maior contrato de patrocínio do mundo e isso gerou um movimento dos outros grandes clubes ingleses em busca de números melhores)

Já o Boca Juniors vai estampar a marca da LG, mais uma empresa do ramo de eletroeletrônicos, durante os próximos 12 meses. O curioso é que o valor acertado, US$ 2 milhões, é bem abaixo do que os clubes mais representativos do futebol brasileiro conseguiram. Como o São Paulo, por exemplo, que vai receber cerca de RS$ 18 milhões (US$ 9 milhões) em 2009 da mesma LG.

O Boca Juniors é considerado um dos mais organizados da América e um exemplo quando o assunto é marketing esportivo. Sua marca, sem dúvida nenhuma, é uma das mais conhecidas do mundo. O que explica tal diferença? Parece que, se o futebol brasileiro ainda engatinha nos valores dos contratos de marketing esportivo, na Argentina eles ainda estão para nascer.

Nenhum comentário: